Testei: Shampoo Suave Less Poo da Yamá Cosméticos

Poucos antes da Beauty Fair a Yamá Cosméticos postou na sua fã page imagens dos novos produtos desenvolvidos especialmente para No Poo e Low Poo: Shampoo Suave Less Poo e Condicionador Co Wash.

Claro que os 4 principais produtos da marca já são liberados para ambas as técnicas, mas não foram especialmente desenvolvidos pensando nelas e isso faz toda a diferença.

Um dos principais tópicos de pedidos dos adeptos de No Poo e Low Poo, na página da marca, era a retirada dos parabenos. Como já falei no post Guia do Yamasterol, parabenos não são proibidos para nenhuma das técnicas, mas são agentes conservantes que tem um índice alto de pessoas que desenvolvem alergias a eles e esfregá-los no couro cabeludo pode potencializar os riscos de desenvolver alergia para alguém que já tem uma pele sensível ou que já tem tendências alérgicas.

Esses dois novos produtos vêm para atender essa demanda e como recebi da assessoria da marca uma amostrinha do Shampoo Suave Less Poo, hoje testei ele para vocês.

Como “Low Poo” é uma marca registrada da Deva Curl, marca da idealizadora das técnicas, a Yamá batizou seu “shampoo suave” de Less Poo. Como diz a marca “nomes diferentes, mas com mesmo significado”. Low = pouco, Poo = shampoo. Less = menos, Poo = shampoo. 😉

Rótulo total Retrô :)

Rótulo total Retrô :)

O que diz a marca: “O shampoo Less Poo foi especialmente desenvolvido para quem busca uma limpeza suave, com pouca espuma. Remove o acúmulo de sujeira sem ressecar os cabelos. Sua fórmula é enriquecida com óleos de chá verde e aloe que possuem propriedades antioxidantes, adstringentes e hidratantes. É indicado para quem procura por uma limpeza menos agressiva aos fios, cabelos quimicamente tratados, ressecados; pode ser utilizado também antes ou depois de qualquer química e causa menos desbotamento em cabelos com coloração.

Composição: Aqua, Acrylates copolymer, Decyl glucose, Cocamidopropyl betaine, Coco-glucose, Glyceryl oleate, Polyacrylamidopropyltrimonium chloride, Parfum, DMDM hydantoin, Sodium hydroxide, Citric acid, Disodium EDTA, PEG-90M, Phenoxyethanol, Imidazolidinyl urea, Methylchloroisothiazolinone/methylisothiazolinone, Tocopherol, Gossypium herbaceum (cotton) seed oil, Hydrogenated palm glycerides citrate, Lecithin, Ascorbyl palmitate, Butyrospermum parkii (shea) butter, Macadamia ternifolia seed oil, Cocos nucifera (coconut) fruit extract, Chamomila recutita (matricaria) flower extract, Aloe barbadensis leaf extract, Camellia sinensis leaf extract, Cinnamomum zeylanicum bark extract, Acorus calamus root extract, Commiphora myrrha resin extract, Olea europaea (olive) fruit oil, Argania spinosa kernel oil, Polyglyceryl-3 diisostearate, Glycerin, Glyceryl stearate. (ufa)

Fiz dois testes, que para mim são básicos para determinar a qualidade de um shampoo de Low Poo para o meu cabelitcho.

Teste 1: O primeiro foi usar o shampoo e finalizar com algo muito leve, sem silicones, para saber o quanto de frizz o cabelo levantava. Meu cabelo costuma reagir com muito frizz quando o shampoo agride o fio, principalmente se eu não condiciono ou não finalizo com nada que tenha silicone. Usei o Shampoo Suave Less Poo e senti realmente que ele tem um grau de hidratação legal. Para o meu cabelo, quimicamente tratado e se recuperando de um choque químico, o Less Poo ultrapassou de longe o Oro Argan da Bioderm, ficando atrás apenas do Color Reflect da Amend, porém como o precinho da Yamá promete ser arrasador, o Amend vai acabar perdendo o trono. hahaha O cabelo desembaraçava razoavelmente bem, mesmo antes de condicionar. Ponto pra Yamá. Finalizei com o One Condition, da Deva Curl, e o nível de frizz foi bem baixo. Não senti refrescância, mas senti muito bem a limpeza suave e eficaz, o efeito hidratante e os óleos assegurando a maciez do fio. 😉

Textura bem fininha e transparente, com um cheirinho que lembra talco de bebê

Textura bem fininha e transparente, com um cheirinho que lembra talco de bebê

Teste 2: No segundo teste quis descobrir a eficácia dele para remover algo mais pesado do que apenas um condicionador. Lembrando que deve ser algo pesado porém livre de petrolatos, parafina liquida e outros derivados de petróleo, pois, esses compostos não são removidos com shampoos leves e sem sulfatos como o Less Poo. Fiz uma umectação noturna com óleo de côco umectação é o ato de passar um determinado óleo 100% puro no cabelo e couro cabeludo secos, massagear e deixar agir por algumas horas e ao invés de retirar com o método que costumo usar, o de deixar o condicionador amolecer o óleo com o cabelo ainda seco e depois lavar, molhei direto e fui logo pro shampoo suave Less Poo. O resultado? O óleo saiu bem com uma leve esfregada, não precisou nem de uma aplicação extra e mesmo meu cabelo com tendência a oleosidade não ficou oleoso após seco. Finalizei da mesma forma que no teste anterior.

A embalagem de amostra é de 60ml, mas ele estará disponível em 200ml e 900ml

A embalagem de amostra é de 60ml, mas ele estará disponível em 200ml e 900ml

Conclusão: Não vejo a hora de achar um pote tamanho família do Shampoo Suave Less Poo, para chamar de meu. Ele estará disponível em embalagem de 200ml e 900ml. Hidratante na medida certa para não deixar o cabelo oleoso, porém o bastante para deixar o cabelo bem macio. Não agride o fio e não resseca. Mesmo enquanto você esfrega não sente os fios endurecerem, como acontece com alguns shampoos, e uma pequena quantidade foi o bastante para todo o meu cabelo médio. Se o preço for amigo, como todos os produtos da Yamá, é casamento na certa. Assim que achar para vender vou testar com freqüência por algumas semanas para saber se ele influencia no desbotamento do cabelo ruivo e volto para contar para vocês! 😉

Parabéns pelo produto, Yamá Cosméticos! As lowpoozetes de plantão agradecem de coração! Rimou

Que tal um shampoo sulfate free, sem parabenos, nacional e com preço amigo? Eu já amei!

Aline de Carvalho

Sempre amei falar, até descobrir que teclar era falar para lugares onde minha voz não chegava. Paulistana clássica, adoro um shopping, mas esqueço do tempo mesmo é nas livrarias. Vivo com fones nos ouvidos e um livro no nariz, perdida no meu mundinho particular e é ele que divido com vocês aqui, no Vinte e Poucos Anos.

37 Comments

  1. Oi Aline 🙂
    Eu já sou usuária do condicionador da yamasterol, o amarelinho, mas somente como condicionador mesmo. Meu cabelo é liso, Virgem e minha raiz é super oleosa e as pontas secas, além disso tenho psoríase, portanto tenho caspa. Eu li que no poo pra cabelos lisos e oleosos nem pensar, mas gostaria de saber se posso iniciar a técnica do less po, mesmo tendo caspa?

    Obrigada, beijos 🙂

    • Seja onde for que você leu que cabelo liso e oleoso não pode fazer no poo a pessoa falou besteira rs
      Meu cabelo é oleoso, liso e eu pratico low poo hoje mas ja fiz no poo, não continuei só pq o low me permite testar mais coisas e pra uma cabelo com tinta preciso de mais produtos rs

      Sobre fazer o low poo tendo caspa, varia muito. O grande problema é saber a causa da sua caspa…existem produtos anti caspa para low poo, mas se sua caspa for algo interno no começo você vai ter mais dificuldade.
      Minha recomendação é você ler bem a respeito e testar umas 3 semanas que é a media de tempo que o cabelo leva pra se acostumar.
      Se sua caspa for algo externo ela pode melhorar bem..procure sobre tonico de alho da gota dourada, as meninas dizem que ajuda muito com a caspa 🙂

      Contra indicado não é. Basta testar e ver como o seu cabelo se adapta 🙂

    • Oi Caroline 🙂
      Os que mais tenho usado hoje são o Tutano da Bio Extratus, o Arnica do Bio Extratus Botica e um da linha RMC azul da Amend que é termo ativado!

      Mas a maioria dos condicionadores sem parafinas nem derivados vai bem com ele, vai do seu cabelo!
      Dá uma olhada nesse post sobre low poo que tem a tabelinha certinha pra vc salvar no seu celular e olhar o que não pode ter no condicionador, máscara e nem cremes e oléos que você vai usar 🙂
      Post low poo: http://20epoucosanos.com.br/2016/02/15/low-poo-explicando-a-tecnica/

  2. Olá

    Comprei a linha da Yamasterol, CoWash Condicionador e LessPoo Samphoo. Mesmo eles sendo shapoo e condicionador não devo usa-los na sequência né.

    E se eu usar o CoWahs não precisa de shampoo? Assim como o less poo não precisa de condicionador?

    Bjuuus

    • Oi Dani. Tanto o shampoo less poo quanto o cowash são limpantes. Quase como se ambos fossem shampoos. Após o less po vc usa sim condicionador. Após o co wash tbm. Porém ambos são de uso exclusivo de quem pratica as técnicas de no poo e low poo. Tenho posts no blog sobre as técnicas.
      Após o less poo eu uso um condicionador mais potente já nos dias q uso co wash eu passo um condicionador mais levando pra não pesar no fio 😉

      Beijão

    • Boa noite Érika, o shampoo less poo é especialmente desenvolvido para a técnica de low poo, se vc começar a seguir a técnica pode sim. Inclusive se sua oleosidade não estiver ligada a nenhum fator interno, com o passar do tempo ele tende a ficar cada vez menos oleoso. No começo você pode achar que não esta limpando bem a oleosidade, mas em umas 2 a 3 semanas na técnica a oleosidade vai reduzindo. Da uma lida no post sobre low poo 😉
      http://20epoucosanos.com.br/2016/02/15/low-poo-explicando-a-tecnica/

  3. Olá. Eu uso o shampoo lesse poo e o condicionador co wash. Vi que você não indica. Mas o que tenho observado é queda de cabelo. Pode ser pelo uso duplo de limpeza? Mas já na lavagem com o shampoo eu noto que aumentou a queda.
    Em relação à hidratação eu gostei bastante.

    • Olá Mariana, o co wash da Yamasterol não é um condicionador, é um limpante, então o ideal é usar um condicionador após cada um deles.
      Eu gosto muito do co wash da Yamasterol 🙂 tem post sobre ele!

      Se for pra te dar um palpite eu diria que pode ser sim pelo excesso de limpeza, mas como você disseque o shampoo já te da o efeito de muita queda pode ser uma alergia, ou uma sensibilidade ao produto.

      Testa ficar 1 semaninha sem usar nenhum dos dois e se melhorar pega o potinho dos dois e leva num alergologista ou dermatologista pra ele te pedir um exame de sensibilidade!

      Beijão

  4. Oi Aline, estou usando este shampoo, também acho que limpa bem. Uso pra lavar duas vezes, pois não lavo o cabelo todo dia, daí a raiz fica mais oleosa e requer uma limpeza maior. Também uso o Yamasterol amarelo pra lavar as pontas, que tem mechas californianas, será que seria bom usar o Yamasterol Argan como condicionador? Será que basta, pois meu cabelo tem uma tendência astronômica a formar frizz, e se estiver um dia úmido (aqui em Curitiba é básico), fica parecendo uma juba. Ou é melhor partir pra algum condicionador mais power? Beijos.

    • Oi Andrea!
      Olha se seu cabelo tem tendência a frizz não use yamasterol como condicionador, pq ele tem um Ph super alto e vai deixar o cabelo levinho e com muito frizz!
      Acho que se você faz low poo o melhor é optar por um condicionador com alguns silicones, em mim que tenho o mesmo problema com umidade, são os melhores pra deixar o frizz controlado!

      3 que eu gosto muito são o Bio extratus de tutano, o bio extratus botica pra cabelos oleosos e o Aussie, sendo o Aussie o que mais segura pq tem bastante silicone haha

      Beijão

  5. Olá, tudo bem? Bom, eu gostaria de saber se posso lavar o cabelo com o less poo e condicioná-lo com o yamasterol amerelo? ou se você poderia me indicar um condicionador livre pra low poo. Desde já, obrigada.

    • Olá Gabrielly, tudo bem?
      Pode sim. Porém como o ph do Yamasterol amarelo é alto pode dar frizz.
      Vale testar no seu cabelo 🙂

      Eu gosto muito dos condicionadores da Bio Extratus 🙂

  6. Quero comprar o less poo mais tenho dúvidas de qual condicionador usar.? Gostaria de dicas de produtos baratinhos… Obrigado bjss😚

    • Olá Renata!
      Condicionador é algo que eu uso uma quantidade tão pequena que dura muito haha

      Gosto muito dos da Bioextratus Botica! A Pantene tem ótimos condicionadores de Low poo, Dove, Tresseme, Kanechon, são bons também! 🙂

    • Stael o co wash não é um condicionador, ele é um condicionante de limpeza, não deve ser usado pra passar ele após o shampoo. As cutículas não vão selar e vai ficar ressecado. Vc precisa de um condicionador de verdade pra passar após a máscara 😉

      Beijos!

  7. Oi Aline 🙂 eu queria saber se posso usar o Yamasterol Less Poo com o condicionador rosa ( aquele mais escuro, sem ser o de co-wash). Obrigada 🙂

    • Oi Evelin, pode sim! O less poo seria seu shampoo e o rosinha, de queratina, o condicionador!
      Apenas fique atenta, pois, como o ph do Yamasterol Queratina é alto, pode deixar o cabelo com frizz ou aspecto ressecado com o passar do tempo, já que ele não sela as cutículas do fio adequadamente 😉

      Beijão!

  8. Maravilha! Também amo o da Amend. Mas tava de olho nesse da Yama. Adorei sua resenha e me decidi a compra-lo. Bjs

    • Eu adoro o Color Reflect da Amend! É meu segundo preferido!

      Não vai se arrepender, pode ter certeza 😉

      Beijão

  9. Boa noite! Pretendo iniciar a técnica Low Poo. Pratico natação 4 x na semana, por questão de saúde. Minha dúvida é a seguinte: Os shampoos sem sulfato Low Poo tem o poder de eliminar o cloro do cabelo ou não? O produto que comprei para usar foi o Less Poo da Yamá. Muito obrigada. Parabéns pelas informações.

    • Olá Nadiette. O cloro da piscina não adere ao fio a ponto do shampoo de low nao remover. Fique tranquila. As pessoas que fazem natação apenas sentem necessidade, após cortar os derivados de petróleo que maquiam o cabelo, de nutrir e hidratar mais o fio, já que o cloro agride bem. Se aceita a dica, passa um pouco de Yamasterol amarelo antes de por a touca pra minimizar o dano do cloro 😉

      Obrigada pela visita! Estamos na semana especial de técnicas de cabelo, espero que goste! Falei de low poo ontem!

      Beijão

  10. olaá, criança de 4 anos pode utilizar?
    pq verifico sempre formulas de shampo infantil e sinceramente tem uns super agressivo como o da jhonssons

    • Olá Greyce. Todo os produtos que são indicados para Low poo ou No poo podem ser utilizados normalmente em crianças. Um exemplo desse less poo é que a única diferença dele para um Johnson neutro é a presença de agentes hidratantes. E o fato de que o PH dele não é balanceado com a lágrima do bebê então se pegar no olho vai arder. Esse é o diferencial dos infantis, não arder os olhos do bebe, e eles parecem ser agressivos no fio pq tem um PH mto alto que deixa o cabelo meio duro haha mas se seu bebê deixa lavar sem cair nos olhos, o less poo é bem melhor em questão de componentes benéficos pro fio 🙂
      Espero ter ajudado.
      Beijão

    • Olá Christine! Eu não usei ele por tempo o suficiente para poder te afirmar isso com certeza. Mas eu notei que ele é bem mais suave que o color reflect. Fazem 60 dias que não pinto o cabelo e 40 que não tonalizo, e nesses 40 dias usei mais vezes o Less poo do que o color reflect, pq fiz mais No Poo do que Low, e todo mundo notou que meu cabelo não mudou quase nada de cor nesse ultimo mês.
      Pretendo testar ele por mais vezes, assim que achar para comprar, mas em questão de “agressão” ao fio senti que o Less poo é bem menos agressivo.
      Obrigada pela visita e volte sempre ?
      Beijo!

Me conta o que você achou: