Shampoo Seco: Mitos e Verdades!

Todo mundo sabe que shampoo seco não é nenhuma novidade, eu mesma ouvi falar pela primeira vez dele há uns 2 anos na Beauty Fair de 2013, e de lá pra cá já testei algumas marcas e já elegi a minha favorita, que até hoje não foi vencida por nenhuma outra e está sempre comigo, seja em casa, ou em viagens, pra garantir o good hair day quando não dá tempo de lavar, ou quando você está com o cabelo bonito de lindo mas sabe que ele não vai aguentar até o final da noite sem ficar oleosinho écati.

Mas hoje o post não é uma resenha de shampoo seco e sim um post de utilidade pública.

Champú Seco (champú pra mim ainda é bem estranho)

Champú Seco (champú pra mim ainda é bem estranho)

Tenho visto, não só moças no Facebook, como também lojas e vendedoras de lojas, além de matérias na internet, passando informações sobre o produto que podem causar problemas caso você não fique atenta.

Depois que a crise hídrica no sudeste alcançou os noticiários do Brasil todo, falar de economia de água virou além de necessidade, dispositivo de marketing, e o Shampoo Seco voltou com tudo para a mídia como um método de economizar água, lavar menos o cabelo, e váááárias etecéteras…

Tá tudo muito bom, ta tudo muito bem, mas em algumas dessas notícias a forma “vaga” como as informações foram passadas gerou uma ambiguidade de interpretações que fez com que algumas meninas cometessem um erro muito perigoso: substituir a lavagem normal pelo shampoo seco. PONTO.

Não citarei nem nomes nem os grupos do Facebook, para preservar as pessoas, mas uma garota que vi em um desses grupos sobre cabelo teve problemas de dermatite, e queda de cabelo, ao ponto de ficar com falhas, porque em uma matéria de TV o shampoo seco foi pintado como um substituto para o shampoo normal, e ela, levando a risca, parou de lavar o cabelo com água e passou 2 meses usando apenas shampoo seco.

Parece absurdo pra você?

Para mim também pareceu, até que comecei a ler os comentários abaixo da postagem dela, onde várias meninas mais de 25 relataram que entenderam o mesmo que ela, que o shampoo seco substituiria o shampoo normal e também estavam tendo queda e coceira com o uso contínuo do produto.

Algumas meninas passaram links das reportagens em que elas conheceram o shampoo seco e fiquei chocada com a forma como a reportagem deixava claro a frase, dita várias vezes, “TROCAR A LAVAGEM NORMAL PELO SHAMPOO SECO”. PONTO. Sem explicar que essa troca seria a título de uma “mãozinha” para o cabelo durar mais 1 dia ou 2, antes de lavar com água e shampoo, quando ele está limpo porém oleoso.

Meu mini de bolsa, e os dois grandes que ficam em casa

Meu mini de bolsa, e os dois grandes que ficam em casa

MITO: Shampoo seco limpa de verdade só que a seco?

MENTIRA, das cabeludas. Ouvi vendedoras de lojas de cosméticos dizendo isso para clientes. Que ele LIMPAVA. Vi também em programas de TV essa mesma frase “LIMPAR A SECO”. Shampoo seco não limpa. No bem da verdade ele suja ainda mais o cabelo, só que ele deposita um pó, muitas vezes de arroz, extremamente fino, de forma a secar a oleosidade do fio e dar uma APARÊNCIA limpa, temporária, para que você aproveite mais um dia ou dois de cabelo lavado, ou escovado, ou chapado, antes de ter que lavar de novo.

Ajuda muito para quem tem franja, que como passamos muito a mão, ficam oleosas rapidamente. Ou seja, apesar do nome SHAMPOO, que remetemos a limpeza, esse nome diz respeito apenas ao ASPECTO que o produto dá ao cabelo. Como eu disse acima ele deposita mais resíduos ainda, resíduos leves, sim, resíduos que não obstruem os poros em pouca quantidade, porém caso você deposite diariamente durante dias sem conta sem realizar uma lavagem com água e shampoo, esse acúmulo poderá causar sérios problemas de pele, queda, coceira e muita dor de cabeça para corrigir o erro.

MITO: Posso passar shampoo seco todos os dias de uma semana e lavar o cabelo só no sétimo dia?

NEM VERDADE NEM MENTIRA. Há algumas meninas que tem tão pouca oleosidade e usam uma quantidade tão pequena do produto, que até conseguem ficar 5 ou 6 dias passando o produto sem ter muitos problemas, mas todas as pessoas para quem perguntei, já na terceira aplicação, ou seja, no terceiro dia, sentem uma coceirinha sinistra no couro cabeludo. Poupem água, usem e abusem do shampoo seco, mas entendam os limites do seu cabelo. Se está coçando é porque tem algo que não está correto. Se a coceira permanecer depois de lavar e suspender o uso por alguns dias, procure um dermatologista. Alergia é algo que você pode não nascer com ela e desenvolver um dia, do nada. Pode ter usado o produto a vida toda e um dia tcharam a vida te surpreende com uma alergia.

MITO: Preciso passar shampoo Anti Resíduos para remover shampoo seco?

MENTIRA, feia feia feia. Essa eu já li em grupos do Facebook. A turma anda em uma vibe de indicar shampoo anti resíduos, o famoso AR, pra tanta coisa sem pé nem cabeça que começo a ver ele como aquele spray limpa vidros do filme Casamento Grego ou que nem água, que para a sua professora da escola podia curar tudo, do tipo que acham que resolve qualquer problema. Gente, shampoo AR não serve pra isso. Mesmo um AR sem sulfatos fortes não foi criado com o intuito de desbotar tinta, tirar caspa, tirar oleosidade, e muito menos de tirar shampoo seco. Um exemplo legal é o shampoo seco da Batiste, meu queridinho, que é tão fácil de tirar que um shampoo SEM SULFATOS remove ele. Ou seja: pra que ressecar e agredir o cabelo e o couro cabeludo com shampoo AR?

Vou fazer um post só sobre shampoo AR para vocês entenderem melhor o que ele é e pra que ele serve

VERDADE: Shampoo seco serve para todos os tipos de cabelo?

VERDADE VERDADEIRA. Muitas cacheadas pensam que shampoo seco é só para cabelos lisos e oleosos, mas cabelo cacheados também podem fazer bom uso dele. O grande problema encontrado pelas cacheadas é borrifar o produto e depois espalhar ele. Para quem não sabe, o shampoo seco é um aerossol, que quando você espirra no cabelo o lugar fica branco, e você precisa pentear ou esfregar com a mão, bagunçando o cabelo, para que esse branco saia.

Modo de uso do shampoo seco Batiste

Modo de uso do shampoo seco Batiste

Pentear um cabelo cacheado seco é suicídio, certo? Então a melhor saída para as cacheadas é tentar espirrar pouco produto por vez e ir dando tapinhas na cabeça LOL para o pó sumir, ou para as cacheadas morenas, usar shampoo seco para cabelos castanhos, que vem numa cor marrom mais fácil de disfarçar depois. Impossível não é, mas requer mais trabalho.

Esclarecidos os principais mitos, usem bem e bom Day After para todas vocês!

E você, tem alguma dúvida sobre o shampoo seco? Ou já ouviu alguma barbaridade a respeito dele por ai? Comenta aqui e divide com a gente, esclarecerei as dúvidas de vocês nos comentários.

Aline de Carvalho

Sempre amei falar, até descobrir que teclar era falar para lugares onde minha voz não chegava. Paulistana clássica, adoro um shopping, mas esqueço do tempo mesmo é nas livrarias. Vivo com fones nos ouvidos e um livro no nariz, perdida no meu mundinho particular e é ele que divido com vocês aqui, no Vinte e Poucos Anos.

4 Comments

  1. Então, eu usei um bom tempo o batiste e amei o resultado prático, minha raiz é bem oleosa e me ajudava a não ter que lavar o cabelo de manhã antes de ir pro trabalho. Sempre lavei 1 dia sim outro não normalmente com shampoo líquido e só usava o batiste nesses casos em que era o dia que tinha que lavar o cabelo mas não queria ir com ele molhado pro trabalho. Nunca substitui a lavagem normal. Só que com 2 meses de uso meu cabelo passou a cair MUITO e passei a desconfiar dele pois foi a única coisa de diferente que tinha experimentado.
    Então o cabelo pode cair sim AINDA QUE VC FAÇA O USO CORRETO DELE.

    • Bruna, alergias podem ocorrer em qualquer pessoas e a qualquer produto, por isso, que eu sempre recomendo você verificar se está fazendo o uso correto, e caso não esteja, obviamente, ir a um dermatologista ou tricologista fazer os exames necessários para verificar o que está acontecendo.
      O que de forma alguma torna “normal” o cabelo cair em quem faça o uso correto. 😉

  2. Gente quando comecei a ler não acreditei que alguém que deveria pesquisar antes de falar (jornalistas, vendedores) soltam que o shampoo (não consigo escrever de outro jeito..rs) a seco substitui a lavagem.
    Dá para sentir seu cabelo mais sujo quando você usa, fica grosso. Para vender as pessoas dizem qualquer coisa.
    Adorei seu post.

    PS: Viva o Batiste, o melhor dos melhores
    PS 2: Não sei se é meu pc, mas o botão de comentar está desconfigurado para mim.
    http://www.atesemsalto.com

    • Fiquei indignada quando fui pesquisar a fundo e vi que não era desinformação da menina e sim falta de cara de pau de algumas pessoas!
      Como você disse, passando a mão você sente o cabelo mais sujo, só engana o espelho mesmo rs
      Fico feliz que tenha gostado 😉

      Batiste é muito amor!!! haha
      Obrigada apor avisar, uma outra menina acaba de me dizer no IG e realmente está, já pedi pro meu noivo-desk ver o problema pra mim rs

      Beijos e volte sempre! 😉

Me conta o que você achou: