Yamasterol, o guia: amarelo, branco, dourado e rosa, qual o melhor para você?

UP: recentemente a Yamá informou a uma cliente, via Facebook, que o Yamasterol branco SEMPRE teve parafina! Algo que não consta na sua composição da embalagem! Por tanto, reescrevi a parte referente a ele e caso você pratique no poo ou low poo e usava ele, lave seu cabelo com uma shampoo com sulfatos comum uma vez e retome a rotina!

Foi-se o tempo em que o bom e velho Yamasterol tinha só as opções “todos os tipo de cabelo” e “cabelos quimicamente tratados”, né? E que a diferença entre eles era só essa, e que ninguém entendia as composições dos produtos e os fabricantes eram mais felizes. Mas os tempos mudaram e agora a galera está ligadíssima em tudo e exigindo o melhor para suas madeixas.

Pensando nesse novo público, exigente e que deseja tentar produtos novos, sempre melhores, e nos fãs do Yamasterol tradicional, amado pelos adeptos do co-wash, a Yamá Cosméticos, criou dois novos produtos: o Yamasterol Argan e o Yamasterol Queratina.

Mas agora com tantas opções como saber qual a melhor para o seu cabelo?

Se preparem para um post gigante haha…

Como manda a etiqueta, vamos começar pelos mais velhos:

Yamasterol Babosa e D-pantenol Tradicional (“O” amarelinho)

yamasterol-amarelo-tradicional

desculpem a foto, minha mãe jogou minha última embalagem de Yamasterol tradicional no lixo rs

O que diz a empresa: “O Yamasterol com Babosa e d-pantenol, possui ingredientes de ação profunda que hidratam, protegem desembaraçam, dão brilho e facilitam o penteado. Pode ser usado com ou sem enxágüe após o shampoo.”

Usos: Além dos usos indicados pelo fabricante, o Yamasterol tradicional pode ser usado em todas as fases do cronograma capilar, batizado com componentes para cada etapa, pode ser usado em tratamentos de touca térmica ou a famosa touca quente, além de ajudar a proteger os cabelos virgens das agressões do mar e piscina no verão e é claro é altamente recomendado para o tão amado co-wash. (nota: vale salientar que o Yamasterol possui parabenos, uma substância usada como conservante nos cosméticos que é dita por alguns especialistas como potencial causadora de alergias nos seres humanos, por isso se ao usar qualquer dos produtos da linha Yamasterol você notar coceira, descamação intermitente do couro cabeludo ou qualquer reação incomum é aconselhável descontinuar o uso e se dirigir a um dermatologista para averiguar a causa do problema. Não se auto medique, procure sempre um especialista).

Minha opinião: Yamasterol amarelo pra mim tem cheiro de infância e praia. Haha. Usei muito quando tinha cachinhos e gostava deles bem formados, mas não duros. Mesmo num cabelo quimicamente tratado, na adolescência, ele era meu creme preferido. Hoje, de novo com o cabelo quimicamente tratado, porém em uma fase mais esclarecida da vida, ele é meu segundo preferido de toda a linha. Uso tanto para co-wash quanto para finalização ou condicionar o cabelo. O ponto negativo no meu cabelo, fino, com progressiva leve e tingido, é que ao usá-lo para tudo (lavar, condicionar e finalizar), após 2 semanas comecei a ficar com muito frizz. Sinto que ele sozinho não é o bastante para manter meu cabelo hidratado, provavelmente por conta do PH elevado que ele possui, é preciso um condicionador ou finalizador depois, o que deixa meus cabelos pesados com o tempo. Acredito que se fosse virgem seria o bastante, pois, meu cabelo é muito forte. Então preciso conciliar o uso dele com outros tratamentos como uma hidratação às vezes, uma reconstrução quando pinto e às vezes finalizar com um óleo leve quando seco para manter o frizz em dia. Aprovadíssimo para tudo, mas prefiro intercalar ele com outros produtos.

Yamasterol Proteína Hidrolisada (Branco)

yamasterol branco

O que diz a empresa: “O Yamasterol com Proteína Hidrolisada proporciona maciez, sedosidade e hidratação intensa aos cabelos secos, ressecados ou quimicamente tratados (coloração, permanente, alisamento, etc..) Pode ser usado com ou sem enxágüe apos o shampoo.”

Usos: Os usos indicados pelo fabricante são os mesmos do Amarelinho, além do cronograma capilar, batismos, touca térmica e promete proteger cabelos quimicamente tratados dos danos do Sol e Mar. NÃO PODE SER USADO PARA CO-WASH. Como contém silicone (amodimethicone) não pode ser usado para remover resíduos do cabelo e não deve ser esfregado no couro cabeludo. Mas como condicionador e leave-in está liberado. NÃO PODE SER USADO PARA LOW POO OU NO POO, pois, recentemente a Yamá informou que há tempos o rótulo sai errado e que ele sempre teve parafina.

Minha opinião: De todos os quatro esse é o que menos gosto. No meu cabelo fica pesado. Como ele tem o intuito de proteger cabelos quimicamente tratados, possui silicone. Não entendo muito a diferença entre os silicones, mas meu cabelo só se dá bem com o Dimethicone, com o Amodimethicone ele fica pesado (#cabelochato). Quando era nova adorava ele para definir os cachinhos, mas hoje não uso mais. Muita gente sente que ele deixa o cabelo brilhoso e macio. No meu não funcionou, mas sempre vale a pena testar, afinal, ele é tão baratinho que se não der certo você passa pra frente sem peso no coração. Agora, com a nova notícia de que ele possui parafina líquida na composição fica explicado o motivo do meu cabelo ficar pesado com ele, pois, meu shampoo não remove parafina nem derivados de petróleo, ou seja, não remove o produto do fio, então cada vez que eu reaplicava, mais produto se acumulava no meu fio, fazendo com que ele ficasse sujo, por isso, pesado.

Yamasterol Argan (Dourado)

yamasterol argan

O que diz a empresa: “O Yamasterol com Óleo de Argan, Óleo de Macadâmia e D-pantenol. Sua fórmula enriquecida com óleo de argan possui ingredientes como Vitamina E, Ômega 3 e 6 e ativos de Cisteína, Aminoácidos Vegetais do Trigo e Fosfolipídeos; estes ingredientes têm ação profunda que hidratam, protegem e dão brilho; desembaraçando e facilitando o penteado. Pode ser usado com ou sem enxágue após o shampoo de sua escolha. É ideal para hidratações profundas em banhos de creme ou tratamentos pós piscina ou mar; proporcionando um toque sedoso e maleável aos fios dos cabelos.Testado e aprovado por profissionais cabeleireiros.”

Usos: Além dos usos indicados para seus irmãos mais conhecidos, o Yamasterol Argan é indicado pela própria fabricante para a técnica de Co-Wash. Yeah!

Minha opinião: Yamasterol Argan é meu creme amorzinho da vida. Quando acho compro todos os que tem na prateleira (meu recorde foram 5 unidades). Adoro usar ele para co-wash, sinto que meu cabelo lavado e condicionado com ele fica macio e leve, cheiroso e brilhoso. Nutrições em excesso deixam meu cabelo pesadão, mas mesmo quando lavo todo dia com o Yamasterol Argan o cabelo responde bem e só preciso condicionar com outro produto depois dele quando o cabelo está recém pintado e não se recuperou 100% do dano químico ainda, no restante do tempo, só ele me basta. Só amor s2.

Yamasterol Queratina (Rosa)

yamasterol queratina rosa

O que diz a empresa: “O Yamasterol Queratina é um creme multifuncional para tratamento completo, desenvolvido para todos os tipos de cabelo, secos ou quimicamente tratados, que hidrata, protege, fortalece e promove o reequilíbrio dos fios deixando-os saudáveis, com movimento e aspecto naturais. Ideal para hidratações banhos de creme ou tratamentos pós piscina ou mar, pois, desembaraça os fios proporcionando brilho e facilitando o penteado”

Usos: Possui as mesmas indicações de uso dos anteriores, incluindo o Co-wash.

Minha opinião: Na primeira vez que usei foi amor a primeira vista, mas como na maioria dos romances, nem tudo são flores e nossa relação não teve um final feliz. Passados 15 dias usando o Yamasterol Queratina para co-wash passei a sentir uma ardência no couro cabeludo, uma coceira e uma queda de cabelo anormal. Marquei um dermatologista para verificar, mas como a consulta era só pra dali 15 dias resolvi parar o co wash com ele e reverter para o Yamasterol Tradicional e tcharam, a mágica se fez. A queda parou e a ardência e coceira sumiram em 3 dias. Fui ao dermatologista e ele me informou que poderia ser alguma reação alérgica ao produto. Levei os 3 Yamasterol de co-wash para ele, o Tradicional, o Argan e o Queratina, e ele me disse que acreditava que fosse justamente a queratina, pois, apesar da contagem dela ser muito baixa, o excesso dela poderia ter sensibilizado meu couro cabeludo e fragilizado meus fios. Parei ele por um tempo e hoje uso as vezes para co-wash depois que retoco a raiz, mas não mais muitas vezes seguidas. Muitas meninas que usam adoram, mas eu tive essa sensibilidade e hoje evito ele um pouco, fiquei com medinho dos tufos de cabelo que perdia a cada lavagem.

Conclusão: De todos o meu preferido é o Yamasterol Argan, seguido pelo Yamasterol Tradicional, logo após o Yamasterol Queratina. Vale lembrar que essa é a opinião para o meu cabelo, que é fino, possui coloração, progressiva e está bem tratado, e além do mais faço Low Poo por isso não usarei mais o proteína hidrolisada. Os resultados podem variar e muito, por isso, aproveite que o Yamasterol tem potinhos mínimos de 90 gramas e que custam uns R$2,00 e compre um de cada pra testar.

Certeza que um deles vai ganhar seu coração…ou quem sabe TODOS!

E você, já ouviu falar deles? Já usou algum? Comenta aí e divide com a gente sua experiência! Não esquece de falar seu tipo de cabelo pra ajudar as meninas a se identificarem com sua opinião 😉

Extra: a Yamá acaba de anunciar um produto para Co Wash sem parabenos, em breve farei um post especialmente pra essa nova linha!

Aline de Carvalho

Sempre amei falar, até descobrir que teclar era falar para lugares onde minha voz não chegava. Paulistana clássica, adoro um shopping, mas esqueço do tempo mesmo é nas livrarias. Vivo com fones nos ouvidos e um livro no nariz, perdida no meu mundinho particular e é ele que divido com vocês aqui, no Vinte e Poucos Anos.

50 Comments

  1. Menina, que coisa! Eu também tive queda de cabelo como reação do yama queratina! Pensei que tinha sido só eu. Hahahaha. Mas não tive ardência e nem coceira, graças a Deus! Como comprei o de 900g, agora uso para remover umectação e como cowash de vez em quando. Ainda não testei o de Argan, mas fiquei com vontade depois de ler o que vc falou e porque o cheirinho dele é muito bom! Beijos, linda! Parabéns pelo blog!

    • Agora que tem todos em 900gm quero morrer sempre que vejo um pote hahaha
      Pois é, eu também não tive nada, só uma queda maluca mesmo :s

      Você vai amar o Argan <3

      Obrigada!

  2. Oi Aline,meus cabelos são oleosos com pontas mais ressecadas e tenho caspa,eles precisam de cuidafos e estão com um pouco mais de frizz ultimamente.

    Estava procurando sobre cronograma capilar e indicaram os cremes da Yamasterol ,esses dois ,o amarelo e o dourado (confesso q não conhecia a marca e fiquei curiosa pois vi coisas mt boas e o preço é bem em conta haha),pra quem tem cabelos virgens (como os meus)vc indicaria o uso deles?

    Desculpe o textão hehe,não entendo muito dessa coisa de cronograma e seu texto é bem simples , direto e divertido,agradeceria muito se pudesse me ajudar!

    Obrigada:)

  3. Oi,post muito legal o seu,tava procurando sobre esses produtos da Yamasterol,vi muita coisa boa sobre eles e não conhecia a marca.
    Vc indicaria o uso desses cremes amarelos para quem tem cabelos virgens ,oleosos e com caspa ?Meus cabelos são assim e tenho q cuidar melhor deles pois estão com frizz também.
    Obrigada:)

    • Oi Angela, não passando eles na raiz até saber a causa da sua caspa eu recomendo sim 🙂
      O meu era super oleoso tbm!

      Obrigada!

  4. Oi Aline, obrigada pelo post bem exclarecedor! Hoje descobri que o Yamasterol amarelinho clássico tem um ph que não sela as cutículas dos fios. Como eu estava confiando que podia usá-lo como condicionador isso me pegou de surpresa! Fiquei com duas dúvidas: como eu faço para saber o ph dos shampoos e condicionadores? E vale a pena usá-lo, se depois preciso de outro condicionador?

    • Oi Maira! De nadinha! rs

      Olha mulher, isso é um saco. O ph do shampoo não é super relevante, mas das máscaras poucas fornecem a info!
      Tem duas formas: comprar fitinhas de medir PH nas casas de artigos pra aquários haha ou perguntar no SAC das marcas.

      Depende muito! Se vc usa como cowash, ok, pois, depois você usa um condicionador! Se usava como condicionador e ficava bom, pode manter, talvez acrescentar um leave in depois pra selar…ou usar ele como creme de pentear!

      Varia de cada cabelo 🙂

  5. Oiii, tudo bem?? Aline, ajuda uma pessoa com cabelo de dupla personalidade?? Meu cabelo tem duas texturas, mas a diferença não é entre raíz e pontas (que é o mais comum). Divida seu cabelo em duas partes (uma mecha em cima e outra em baixo, igual separamos para fazer chapinha), a mecha de cima tem o fio grosso, frizado e muito ressecado, a mecha de baixo é macia, fio saudável e macio. Como um todo meu cabelo é de liso cheio para ondulado, mas sem muitas ondas. Não sei o que fazer para recuperar a mecha de cima! Meu ajuuuuda *–*

    • Oi Ju, seguinte…

      Podem ser 2 coisas! Ou realmente seu fio ter duas texturas! E ai a parte de cima precisa de um cuidado diferente. Ou ser o sol! É miga, o Sol na cachola detona a parte de cima dos cabelo! 🙁

      Aposte em óleo de coco extra virgem! E uma reconstrução legal!
      Um produto de uso diário com proteção solar também é muito bom!

      Com um pouco de calma melhora bem!
      Um blog legal com dicas sobre “cronograma capilar” e produtinhos mil para recuperar esses danos é o Pretty Poison http://dudafernandes.com/

      Vale a visita!
      Boa sorte 😉

  6. Oi Aline, adorei seu post mas tenho uma dúvida. Meu cabelo é muito oleoso, se eu usar o Yamasterol de Argan com co-wash não ficaria mais oleoso ainda não? Querendo muito testar, mas tenho essa enorme dúvida, pois tenho medo que estimule mais ainda a minha oleosidade.

  7. Caramba, descobri finalmente porque o yamasterol azul não fica bom no meu cabelo. Meu cabelo é liso e tenho ombre hair, sendo assim só uma parte do meu cabelo não tem química.Eu costumava usar ele como condicionador, porque as pontas do meu cabelo estão sofridas com a descoloração. O efeito que ele da no meu cabelo é exatamente como você descreveu que acontece com o seu, eu também sinto que ele alisa meu cabelo, e as pontas ficam retas e sem emoliencia.

    • Oi Letícia!
      O ph dele não é indicado para uso como condicionador 🙁 ele eixa as cutículas abertas e seu fio perde muito nutriente assim!
      Por isso é bom passar um condicionador após usar ele 🙂

  8. Usava qualquer um que eu encontrasse nas pratilheiras. Até usar o Yamasterol com Proteína Hidrolisada, sem saber que ele tem parafina. Não sei se é exatamente por isso que meu cabelo ficou horrível, ressecado e quebrando. Não sei como reverter isso, to bem triste com meu cabelo agora e se puder me indicar como reverter fico imensamente agradecida.

    Em relação ao Yamasterol com Óleo de Argan, esse é maravilhoso, sou apaixonada e uso sempre em mim e nas minhas filhas, super indico!

    Parabéns pelo post, ajudou muito.

    • Oi Priscilla. Parafina não tem o poder de quebrar o fio nem ressecar. O que deve ter acontecido foi excesso de proteína pq assim como excesso de queratina pode deixar os cabelos quebradiços. Corte produtos com aminoácidos, proteína e queratina por um mês em media e invista em produtos hidratantes e produtos com óleos como o Argan que aos poucos o fio vai perdendo o excesso de proteína e voltando ao normal. E cuidado rs agentes reconstrutores em excesso podem dar efeito rebote dessa forma 🙂

      Muito obrigada 🙂

      Beijão

    • Eu uso a pouco tempo mas to amando, usi o amarelinho, to fazendo um cronograma e uso ele c glicerina e oleo de rícino mas uso puro e amo.Meu cabelo é encaracolado, fino, pintado e não é cheio, faço de td p dar volume mas o yemasterol amarelinho to amando, comprei hj o de óleo de argan, tomare q meu cabelo se de bem.

  9. O que você tem a falar do Yamasterol Co Wash???
    Usei ele na minha filha que e bem cacheado (quase crespo) e gostei, ainda nao usei mas como sou adepta do co wash e procuro o produto perfeito pro meu cabelo quero ver se esse funciona… ele vem escrito que pode usar em lavagem diária (eu lavo quase todos os dias meu cabelo por causa da academia)!

  10. O novo branquinho da Yamasterol passou a ser liberado, né? Na frente do rótulo vem em destaque que é “sem parafina e silicones”.

    • Oi Rosiane,

      passou sim! O novo lote de embalagem nova é liberado!
      Como minhas fotos são da embalagem antiga eu mantive a info sobre eles! Mas logo farei um guia atualizado 😉

    • Obrigada Janaina! Shampoo para low poo é um shampoo livre de todo e qualquer sulfato e sal. Tem um post sobre a técnica de low poo com a tabelinha dos componentes que o shampoo não pode ter pra ser low poo 🙂
      Só colocar “low poo” aqui do lado na busca 🙂

  11. Oi, Aline. Eu usei o yamasterol como co-wash e meu couro cabeludo está coçando bastante, acredito que por alergia ao parabeno. Sigo a técnica low poo, será que lavar com shampoo melhora? O que posso fazer? Obrigada!

    • Olá Xará! Se você faz low poo e usa muitos silicones insolúveis nem sempre deve fazer co wash, pode não limpar!
      Se você acha que é por causa dos parabenos procure um dermatologista ou alergologista para verificar a causa do problema 🙂

      Enquanto não descobre a causa melhor voltar só pro shampoo de low poo!

  12. Amei muito o post!
    Pintei meu cabelo 2 vezes com intervalos de 3 meses e depois da segunda vez ele ficou muito seco e com muito frizz. Gostaria de saber qual seria a melhor forma de utilizar o yamasterol e qual deles seria mais adequado pro meu caso.

    • Obrigada, Bianca!
      O ideal seria você fazer algumas etapas do Cronograma Capilar. No blog http://www.prettypoison.com.br ela fala muito sobre!
      O Yamasterol, principalmente o amarelo, pode ser usado 1 vez a cada 15 dias com queratina para reconstruir o fio danificado com quimica, 1 vez por semana com óleo de coco ou rícino pra nutrir e 1 vez por semana com 1 colherinha de chá de glicerina e abafado com touca pra hidratar 🙂

      Mil e uma utilidades! rs

  13. Comecei co wash hoje fiz humectação com óleo de coco 24h e lavei com yamasterol queratina umas duas vezes com bastante produto. Aff o cabelo ficou sem.balanço pesado… fiquei triste. Queria muito seguir com o método. Mais há muitas controvérsias na minha opinião… porque temos componentes proibidos ,mais yamasterol tem parabenos e é indicado para co wash rs. 😕😕😕 alguém pode me dar informações melhores sobre isso?

    • Kelly, realmente tirar o oleo de coco requer técnica!
      O melhor a fazer é não molhar, passar yamasterol com o cabelo ainda seco, aguardar 5 minutos, massagear e só depois ir pro banho fazer cowash. Se ainda ficar pesado use um shampoo de low poo. O meu costuma ficar estranho no dia, mas na proxima lavagem que vejo os benefícios da nutrição! 😉

      Parabenos não são proibidos pra nenhuma técnica, apenas muita gente não curte usar pq tem alto teor de causar alergia, porém a maioria das pessoa usa a vida toda e nunca tem nada.

      Beijão!

  14. Amei o post, mas tenho uma dúvida, comecei o no poo há uma semana, comprei logo o Yamasterol amarelinho porque sempre disseram que ele era liberado, mas só depois do primeiro uso é que por curiosidade resolvi ler a formula, e vi que tinha parafina, to perdida com isso agora porque não vi ninguém reclamado disso até hoje. Será que só eu dei essa má sorte?

    • Karol, alguns lotes do Yamasterol Amarelinho TRADICIONAL vieram com o rótulo errado. Se for o amarelinho fique despreocupada, a Yama publicou nota dizendo que foi erro de impressão.

      Se é o Yamasterol dourado, ai tem lotes antigos que realmente tinham parafina! Confere ai 😉

      Beijão!

  15. Oi, Aline! Parabéns pelo post, muito informativo!! Vou começar a praticar low poo e estou com uma dúvida: após o co wash com o yamasterol argan, é necessário usar outro produto pra condicionar, ou posso fazer o co wash e finalizar com o próprio yamasterol?

    • Oi Mariana, obrigada!
      Pode finalizar com ele se quiser, porém como o PH dele é alto, com o tempo seu cabelo pode ficar com frizz.
      Tem que testar pra ver como o fio se adapta 🙂

      Beijão!

  16. Oi Aline, só pra atualizar: a Yamá lançou um novo Yamasterol branco, que além de não ter parafina, também não tem silicone. O rótulo é diferente do de sempre, mais moderninho, mas o formato da embalagem e o preço é igual. Fiquei super feliz com a novidade, até estoquei em casa hahahahahaha

    • Oi Marcela, obrigada!
      Eu recebi deles essa novidade e estou testando. Breve farei um post de resenha só com ele pra complementar o guia 😉

      Obrigada!

      Beijão!

  17. Fiz progressiva sem formol a pouco tempo, tenho pavor ao ver meu cabelo cacheado, porém ele cai muitoooo e ja tentei tantos produtos mas todos sem sucesso. Gostei muito da matéria e me deu muita vontade de experimentar o produto, você poderia me indicar um que eu poderia usar, sem que afetasse meu alisamento?

    • Oi Amanda, se seu cabelo esta caindo muito você deve procurar um médico. A progressiva mesmo sem formol pode enfraquecer o couro cabeludo ou você pode estar com algum problema no sangue, vitaminas faltando ou hormonal…tratar por dentro a causa é sempre a melhor forma de cortar a queda excessiva.
      Quanto a indicação, nenhum deles é contra indicado pro seu caso, pois, como são cremes bem básicos e com poucos componentes não terão efeito nenhum sobre o seu alisamento. Fique tranquila. Acredito que o queratina seria interessante pra recuperar o dano da progressiva que a gente não vê, o argan poderia ajudar no brilho e o tradicional pra uso diário, mas é bem difícil saber rs como costumam custar uns 3 reais cada, acho válido você comprar mais de um e testar 🙂

      Obrigada 🙂
      Beijão

  18. Amei o post.
    Comprei nesses tempos um Yamasterol Argan, e o resultado foi ótimo adorei a testura do meu cabelo desde o primeiro uso, fiquei em xoque (rs), porque não acreditava que seria bom (por conta do preço, pois achava que, só produtos caros eram bons…o preço é bem em conta) eu via na prateleira do super-mercado e fazia descaso , mas eu vi que eu estava errada e hoje sempre tem um em casa!

    https://thinfanesoares.wordpress.com/

    • É o meu preferido também 🙂
      Também já tive esse pensamento de que se era tão baratinho não devia ser tão bom, mas o Yamasterol foi só o primeiro dos meus novos produtos baratinhos rs em breve trarei mais deles 😉

      Obrigada pela visita e volte sempre rs

Me conta o que você achou: