Abolindo o uso do alicate: como eu parei de tirar a cutícula!

O tema de hoje é algo que praticamente só cabe falar aqui no Brasil.

Sabia que somos um dos poucos países no mundo onde ainda há o hábito de cutilar, ou tirar a cutícula? Que remover a cutícula não é necessário e muito pelo contrário, é até errado e perigoso?

O corpo vê o ato de tirar cutículas como uma agressão, e esse pequeno anseio pela beleza das unhas torna as cutículas uma porta aberta para a entrada de bactérias e para o enfraquecimento das unhas.

“Mas Aline, minha cutícula é grande/grossa/feia, NÃO TEM COMO não tirar!”

Tem sim, vem comigo que eu te conto!

Há pouco mais de 4 anos eu era uma roedora compulsiva de unhas e meu querido noivo apontava com freqüência o quanto isso era feio e o quanto ficava feio aquele machucado na ponta do dedo (Obrigada, amor!). Com vergonha resolvi pesquisar uma forma definitiva de aparar com isso e manter minhas unhas ao menos apresentáveis pra mim mesma.

Notei que quando eu pintava as unhas eu não roía, mas pintar e cutilar demorava tanto que eu desanimava na terceira semana. preguiça define Foi ai que pesquisando na internet encontrei o santuário das unhas, o Loucas Por Esmaltes, carinhosamente chamado de LPE. Lá as meninas são adeptas de não cutilar e tem unhas maravilindas (Beijos Bee e Zatz!), comecei então o processo de parar de cutilar.

Foram dias nefastos, minhas caras! Nos primeiros 2 a 3 meses, mesmo com as unhas feitas, elas ficavam péssimas, mas perseverei cofcof e notei a mágica. De mais de 1:30hr e cutículas inflamadas, passei para 30 minutos  e unhas bem feitas sem peles levantadas.

É muito amor envolvido! s2

fotos do meu instagram

fotos do meu instagram

Claro que nem tudo são flores e a manutenção requer ao menos uma hidratação diária com um creminho, mas é um preço mínimo a se pagar pelo tamanho do benefício. E depois que você encaixa essa hidratação na sua rotina você nem lembra mais.

Há algum tempo atrás sem querer escrevi um post no blog Esmalte nas Unhas (Beijo, Jake, linda!) sobre minha rotina de cuidado com as cutículas, e nesse post explico meu caso específico. Tenho unhas que encravam na lateral caso não mantenha um cuidado freqüente, mas o basicão dele serve para todo mundo adaptar ao seu dia a dia, clica aqui e vê o post com fotos explicando tudo. E veja também esse post do LPE falando sobre hidratação de cutículas.

Para quem ainda não botou fé, fazem mais de 3 ano que não removo cutículas com alicate, e no meu Instagram pessoal tem muitas fotos das minhas unhas nada profissional haha para vocês verem como é possível e fica muito prático e bonito.

Ainda não acreditou? Vou deixar mais 5 IG’s de lindas que não tiram as cutículas para você verem!

@loucasporesmalte

@esmaltenaunhas

@penelope_luz

@simoned07

@thepolishaholic

E agora, acreditou? 😉

Me contem o que vocês acharam dessa técnica, deu vontade de começar? Mandem suas dúvidas pelos comentários.

Aline de Carvalho

Sempre amei falar, até descobrir que teclar era falar para lugares onde minha voz não chegava. Paulistana clássica, adoro um shopping, mas esqueço do tempo mesmo é nas livrarias. Vivo com fones nos ouvidos e um livro no nariz, perdida no meu mundinho particular e é ele que divido com vocês aqui, no Vinte e Poucos Anos.

4 Comments

    • Que bom, Julia, fico feliz em retribuir ao menos uma das dicas que você já deu no Frescurinha 😉

      A vida muda quando se para de tirar a cutícula, você devia tentar rs

      Obrigada pela visita e volte sempre ?

  1. Sabe que eu também pensava assim antes de começar a visitar blogs: “como não tirar.. você tá louca?”.
    Depois que parei, nunca me arrependi.. pelo contrário… acho que foi a melhor coisa que fiz!
    Já fazem uns 5 anos que não tiro.. no começo dá um pouco mais de trabalho, mas depois parece que elas se comportam mais!
    Obrigada por me citar!! =)
    Beijooo

    • É verdade, Jake! No começo eu também achei absurdo, ainda mais quando comigo não deu muito certo, mas depois que peguei o jeito é só alegria!
      Nada como fazer as unhas rapidinho, né?!
      5 anos já? UAU! rs
      Obrigada pela oportunidade no Esmalte nas Unhas, foi meu minuto de fama rsrs
      Beijos 😉

Me conta o que você achou: